sexta-feira, 18 de novembro de 2016

O melhor do BR é o brasileiro - 5 hábitos brasileiríssimos


Existem poucas coisas no mundo tão boas quanto viajar. Sair pelo mundo sem um destino certo, e conhecer novos países, novas culturas, novos costumes. Além de ser uma experiência revigorante e que te enche de boas memórias, viajar é uma coisa comprovadamente benéfica para sua saúde.
Entretanto, quando viajamos passamos a perceber o quanto o brasileiro é facilmente identificável se comparado a outros, no estrangeiro. Não precisamos nem abrir a boca para soltar nosso vocabulário verde e amarelo, que apenas por alguns hábitos somos facilmente reconhecidos, e logo vem um “You’re from Brazil, right?”. Mas há certas coisas que fazemos que em outros países causam estranhamento e até risos.
Você irá conhecer agora 5 hábitos que só o brasileiro tem e que os gringos acham estranho. Coisas que fazemos todos dias que para nós é totalmente normal, para os gringos é totalmente fora.
1. Tomar banho todo dia
A maioria dos brasileiros toma de um a dois banhos todo dia. Para nós é algo normal e necessário, questão de higiene. Mas para a maioria dos países da Europa isso é algo totalmente anormal e prejudicial. O clima europeu é predominantemente frio e muitos cidadãos europeus não tem o hábito de tomar banho todo dia, preferindo “banhos” rápidos lavando rosto, axilas e partes íntimas. Isso ocorre devido ao clima e por achar que este hábito faz mal ao cabelo e pele se feito com frequência.
2. Chamar uma pessoa pelo primeiro nome
Aqui no Brasil o comum é: João da Silva e Suzana Ferreira se conhecem, então logo de cara já se chamam de João e Suzana. Na maioria dos países lá fora isso é considerado anormal, e até falta de educação. Só se pode chamar uma pessoa pelo primeiro nome depois de adquirir intimidade. Antes, apenas pelo sobrenome acompanhado do pronome de tratamento.
3. Ter o costume de chegar atrasado em compromissos e festas
No Brasil é assim: se uma festa na casa de alguém marcada para começar às 22h, só às 22h30 os convidados começam a chegar. Esse hábito em países europeus como a Inglaterra, seria um tremendo desrespeito e falta consideração. Os europeus normalmente tem uma pontualidade surpreendente! Se uma pessoa marca um compromisso às 20h, às 19h59 ela estará no local te esperando.
4. Terminar uma mensagem com “Abraços!” ou “Beijos!”
Mesmo que não se conheça bem a pessoa, é normal que o brasileiro finalize uma mensagem com um “Abraços!” ou “Beijos!”. Os gringos são um pouco individualistas e reservados no começo de relações, e mensagens assim são consideradas invasivas e “inconvenientes” se o cidadão não conhecer muito bem a pessoa. É como se ela quisesse realmente tascar um beijo nela sem a conhecer.
5. Usar lixeiras no banheiro para jogar o papel sujo
Pois é, para os gringos jogar o papel higiênico usado no cesto de lixo do banheiro é nojento. O hábito estrangeiro é descartar o papel na própria privada e dar descarga, e não acumulá-lo na lixeira até trocar. Pensando bem, nesse quesito eles são mais limpinhos.



A Casa dos Curiosos

Como espirrar em outras linguas

Cada língua tem sua própria forma de representar o som do espirro. Segundo o linguista Mário Viaro da universidade de São Paulo (USP), “Línguas do mesmo grupo podem ter representações bem distintas. As onomatopéias são formas espontâneas, que não se submetem totalmente aos sistemas fonológicos da língua”.


O espirro em algumas línguas:


Em português: Atchim!
Em inglês: Atchoo!
Em indonésio: Hatchi!
Em dinamarquês: Atju!
Em letão: Apci!
Em romeno: Hapciu!
Em alemão : Hatschi!
Em Hindi : Achhee!
Em polonês : A-psik!
Em japonês : Hakushon!
Em russo : Apchkhi
Em coreano : Eichi